Você gosta de vender? Não? Eu também não.
Mas e se for a solução?
Alguns de nós que crescemos vendo vendedores em atuação, rotulamos muitos como mal carateres, principalmente os vendedores que fazem de tudo para empurrar literalmente o produto que vendem.
Mas na verdade, com o nosso sistema monetário, todos somos
vendedores.
Mas aí você vai me dizer:
Mas aí você vai me dizer:
Como assim?
eu faço tal serviço para tal empresa e não vendo nada lá.
Bom, você vende seu serviço, você foi até a empresa, vendeu seu perfil ao recrutador da empresa, oferecendo seus serviços e por saberem que você é melhor que outros concorrentes. Seu produto foi o seu serviço!
Agora que determinamos que nós vendemos alguma coisa mesmo
que não deliberadamente, podemos entrar na questão acima.
Vender é sim uma solução, já não existe mais o conceito do vendedor que inferniza o cliente para comprar um determinado produto apenas para o seu lucro. Calma, claro que o lucro está atribuído ao serviço, mas não existe mais o conceito que o lucro está acima de tudo como antigamente, aqueles vendedores que ainda fazem esse tipo de abordagem agressiva já são pré-históricos e já não tem mais espaço no mundo dos negócios para eles, com o surgimento de novas mídias e velocidade de informação, já se faz necessário uma abordagem mais amigável e cooperativa, no meu ponto de vista a verdadeira maneira de vender, que é de ajudar as pessoas a terem aquilo que precisam para suprir suas necessidades.
Vender é sim uma solução, já não existe mais o conceito do vendedor que inferniza o cliente para comprar um determinado produto apenas para o seu lucro. Calma, claro que o lucro está atribuído ao serviço, mas não existe mais o conceito que o lucro está acima de tudo como antigamente, aqueles vendedores que ainda fazem esse tipo de abordagem agressiva já são pré-históricos e já não tem mais espaço no mundo dos negócios para eles, com o surgimento de novas mídias e velocidade de informação, já se faz necessário uma abordagem mais amigável e cooperativa, no meu ponto de vista a verdadeira maneira de vender, que é de ajudar as pessoas a terem aquilo que precisam para suprir suas necessidades.
Mas como assim, ajudar?
Como eu ganho?
Simples, estamos em uma época em que as redes sociais estão
dominando a mídia, mais pessoas conversam, mais pessoas discutem formas de se
ajudarem conforme o seu perfil e indubitavelmente procurando soluções para seus
problemas mais imediatos.
E é aí que você entra, você não vende, você dá a
oportunidade de o cliente solucionar o seu problema.
Você se torna um solucionador de problemas!
Para ter êxito em ajudar o seu cliente você precisa:
1- Ter empatia. Se colocar no lugar do seu cliente!
A arte da empatia,
mais do que a simpatia é o grande segredo de uma efetiva comunicação. Aliás, a
comunicação não é o que se transmite ou o que se fala. A comunicação é o que
chega ao ouvinte ou interlocutor, é o que é interpretado, é o estímulo que fica
no outro, a partir do que dissemos ou fizemos.
2-Chame o seu cliente pelo nome.
Nada há de mais precioso,
Nada há de mais precioso,
no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo seu nome,
mostrando com isso, interesse e consideração.
Ao falar com a
pessoa, dê-lhe a devida atenção, olhe nos olhos, trate-a com distinção,
respeito, simpatia, gentileza e consideração.
3- Ouça com atenção.
Pergunte para não haver dúvidas no entendimento do que foi transmitido.
Pergunte para não haver dúvidas no entendimento do que foi transmitido.
4- Evite interpretar.
Normalmente interpretamos com base no nosso ponto de vista e não no ponto de vista do outro.
Novamente é melhor perguntar do que
Normalmente interpretamos com base no nosso ponto de vista e não no ponto de vista do outro.
Novamente é melhor perguntar do que
interpretar errado.
5- Procure ouvir mais e falar menos.
Muitas vendas são perdidas e negócios são comprometidos por excesso de argumentação.
Muitas vendas são perdidas e negócios são comprometidos por excesso de argumentação.
6- Adeque o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa com
quem estiver falando para falar na mesma “língua” do interlocutor.
Isso exige flexibilidade.
Isso exige flexibilidade.
7- Tenha segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua autoestima para ficar calmo e tranquilo em qualquer situação.
Afinal você tem um ótimo produto e quer ajudar.
8- Seja objetivo, desenvolva as ideias com clareza, com começo,
meio e fim.
9- Seja sincero.
se você não tem o produto que solucionará o problema do seu cliente, indique, se souber, alguma empresa ou pessoa que pode prestar o serviço que o seu cliente precisa.
Com certeza ele confiará em você e irá lhe procurar se precisar da sua ajuda e também poderá lhe indicar novos clientes que precisam de você.
se você não tem o produto que solucionará o problema do seu cliente, indique, se souber, alguma empresa ou pessoa que pode prestar o serviço que o seu cliente precisa.
Com certeza ele confiará em você e irá lhe procurar se precisar da sua ajuda e também poderá lhe indicar novos clientes que precisam de você.
O que, importa, é o nível de interesse que você mesmo deve
ter em relação ao seu cliente.
Havendo um interesse real, os caminhos para um bom entendimento serão encontrados e o seu cliente, de fato, ficará encantado e comprará o seu produto/ serviço.
Havendo um interesse real, os caminhos para um bom entendimento serão encontrados e o seu cliente, de fato, ficará encantado e comprará o seu produto/ serviço.
A venda é o princípio de uma renda extra sem dúvidas. Todos
vendem, a empresa que você trabalha vende alguma coisa, você voluntária ou
involuntariamente vende alguma coisa, agora eu estou vendendo este artigo para
você, mesmo sem cobrar nada por isso, mas a atenção que você me dá já é um
pagamento justo.
Com este artigo quero te ajudar a perder o medo de vender, pois todos nós vendemos!
Com este artigo quero te ajudar a perder o medo de vender, pois todos nós vendemos!
Entendeu a relação?
Então se você já vende, mesmo involuntariamente, porque não vender alguma coisa para ajudar alguém? Você estará se ajudando a ter uma renda extra e ajudando alguém com isso.
J. C. Penney disse:
“Nada acontece até que alguém venda alguma coisa”.
Artigo baseado no livro:
Vendas para quem não _nasceu_ vendedor - Dick Kendall
Sucesso!
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