terça-feira, 26 de agosto de 2014

Você gosta de vender? Não? Eu também não. Mas e se for a solução?

 







Você gosta de vender? Não? Eu também não.
Mas e se for a solução?




Alguns de nós que crescemos vendo vendedores em atuação, rotulamos muitos como mal carateres, principalmente os vendedores que fazem de tudo para empurrar literalmente o produto que vendem.
Mas na verdade, com o nosso sistema monetário, todos somos vendedores.

Mas aí você vai me dizer:

Como assim?

eu faço tal serviço para tal empresa e  não vendo nada lá.

Bom, você vende seu serviço, você foi até a empresa, vendeu seu perfil ao recrutador da empresa, oferecendo seus serviços e por saberem que você é melhor que outros concorrentes. Seu produto foi o seu serviço!

Agora que determinamos que nós vendemos alguma coisa mesmo que não deliberadamente, podemos entrar na questão acima.
Vender é sim uma solução, já não existe mais o conceito do vendedor que inferniza o cliente para comprar um determinado produto apenas para o seu lucro. Calma, claro que o lucro está atribuído ao serviço, mas não existe mais o conceito que o lucro está acima de tudo como antigamente, aqueles vendedores que ainda fazem esse tipo de abordagem agressiva já são pré-históricos e já não tem mais espaço no mundo dos negócios para eles, com o surgimento de novas mídias e velocidade de informação, já se faz necessário uma abordagem mais amigável e cooperativa, no meu ponto de vista a verdadeira maneira de vender, que é de ajudar as pessoas a terem aquilo que precisam para suprir suas necessidades.

Mas como assim, ajudar?


Como eu ganho?



Simples, estamos em uma época em que as redes sociais estão dominando a mídia, mais pessoas conversam, mais pessoas discutem formas de se ajudarem conforme o seu perfil e indubitavelmente procurando soluções para seus problemas mais imediatos.
E é aí que você entra, você não vende, você dá a oportunidade de o cliente solucionar o seu problema.

Você se torna um solucionador de problemas!




Para ter êxito em ajudar o seu cliente você precisa:


1- Ter empatia. Se colocar no lugar do seu cliente!
 A arte da empatia, mais do que a simpatia é o grande segredo de uma efetiva comunicação. Aliás, a comunicação não é o que se transmite ou o que se fala. A comunicação é o que chega ao ouvinte ou interlocutor, é o que é interpretado, é o estímulo que fica no outro, a partir do que dissemos ou fizemos.



2-Chame o seu cliente pelo nome.
Nada há de mais precioso,
no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e consideração.

 Ao falar com a pessoa, dê-lhe a devida atenção, olhe nos olhos, trate-a com distinção, respeito, simpatia, gentileza e consideração.



3- Ouça com atenção.
Pergunte para não haver dúvidas no entendimento do que foi transmitido.



4- Evite interpretar.
Normalmente interpretamos com base no nosso ponto de vista e não no ponto de vista do outro.
Novamente é melhor perguntar do que
interpretar errado.



5- Procure ouvir mais e falar menos.
Muitas vendas são perdidas e negócios são comprometidos por excesso de argumentação.



6- Adeque o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa com quem estiver falando para falar na mesma “língua” do interlocutor.
Isso exige flexibilidade.




7- Tenha segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua autoestima para ficar calmo e tranquilo em qualquer situação.
Afinal você tem um ótimo produto e quer ajudar.



8- Seja objetivo, desenvolva as ideias com clareza, com começo, meio e fim.



9- Seja sincero.
se você não tem o produto que solucionará o problema do seu cliente, indique, se souber, alguma empresa ou pessoa que pode prestar o serviço que o seu cliente precisa.
Com certeza ele confiará em você e irá lhe procurar se precisar da sua ajuda e também poderá lhe indicar novos clientes que precisam de você.



O que, importa, é o nível de interesse que você mesmo deve ter em relação ao seu cliente.
Havendo um interesse real, os caminhos para um bom entendimento serão encontrados e o seu cliente, de fato, ficará encantado e comprará o seu produto/ serviço.


A venda é o princípio de uma renda extra sem dúvidas. Todos vendem, a empresa que você trabalha vende alguma coisa, você voluntária ou involuntariamente vende alguma coisa, agora eu estou vendendo este artigo para você, mesmo sem cobrar nada por isso, mas a atenção que você me dá já é um pagamento justo.
Com este artigo quero te ajudar a perder o medo de vender, pois todos nós vendemos!

Entendeu a relação?


Então se você já vende, mesmo involuntariamente, porque não vender alguma coisa para ajudar alguém? Você estará se ajudando a ter uma renda extra e ajudando alguém com isso.


J. C. Penney disse:

“Nada acontece até que alguém venda alguma coisa”.




Artigo baseado no livro:


Vendas para quem não _nasceu_ vendedor - Dick Kendall